segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estratégia na gestão da produção

Fonte: www.futureware.com
Falar sobre estratégia em qualquer área é um tema muito complexo e difícil de ser definido. Sempre com raízes militares, este termo que é conhecido dentro da cultura bélica como a "arte do general". Porém na administração podemos compreender que estratégia é o padrão global de decisões sobre o caminho que iremos trilhar para alcançar nossos objetivos mais importantes.
A estratégia em uma organização tem uma importância singular e vital devido aos efeitos abrangentes sobre toda empresa e definem a posição da organização no ambiente, na tentativa de alcançar os objetivos de longo prazo.
Dentro da produção a estratégia pode ser organizada em dois níveis:

1) Macro operação
     É mais abrangente e pode ser entendido como um padrão global de decisões que definem o papel, objetivos, e as atividades de produção. Na tentativa de apoiar a estratégia empresarial.


2) Micro operação
    Padrão global de decisões para definição de papéis, objetivos e atividades de cada micro operação na tentativa de apoiar a estratégia da produção.

Neste momento surge uma pergunta: "Como a estratégia de produção realmente se processa?"

Conteúdo e processo de estratégia da produção

Qualquer tipo de estratégia sempre começa com os objetivos e definindo as prioridades.
Na produção os objetivos são medidos em forma de 5 critérios de desempenho(Qualidade, Rapidez, Confiabilidade, Flexibilidade e Custo).

Uma vez compreendido estes conceitos, como que o gestor definirá seus objetivos e prioridades?

A maneira mais sensata e óbvia é analisar as influências dos consumidores, concorrentes e o próprio estágio no ciclo de vida do produto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário